sexta-feira, 2 de maio de 2014

IGAC Veio à escola

 Quatro elementos da equipa "IGAC (Instituto Geral das Atividades Culturais) vai à escola" vieram realizar algumas atividades com as turmas de 4º ano, no dia 29 de abril.
Dia 23 de abril celebra-se o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor e os nossos convidados vieram falar acerca das várias profissões em que as pessoas são autoras, quais os seus direitos, o que é considerado pirataria e as consequências perante a lei quando se desrespeita os direitos dos autores.

 Na segunda fase da sessão foi pedido aos alunos que criassem uma obra (poesia, desenho, texto,...) com um tema livre onde colocariam o seu nome juntamente com o título da sua criação. 
Após a conclusão desta tarefa, a equipa do IGAC, pediu autorização para levar as obras dizendo que registariam os alunos como autores e que receberiam um diploma.

 Em seguida, uma das nossas visitas mascarou-se de pirata e tentou vender as obras dos alunos como se fossem da sua autoria; apareceu então um representante do IGAC que após concluir que o pirata tinha cometido um ato ilícito resolveu castigá-lo fazendo com que devolvesse todo o dinheiro adquirido aos autores. Assim, cada aluno e professor recebeu um saquinho com dois dobrões de ouro (moedas de chocolate).
À Biblioteca Escolar a equipa do IGAC ofertou três DVDs.
Agradecemos a toda a equipa pela sua disponibilidade e porque através desta atividade bastante divertida os alunos aprenderam acerca dos direitos de autor.



Para celebrar o dia 23 de Abril, Dia Mundial do Livro, na BE falámos acerca da função do livro enquanto objeto educativo de conhecimento e de divertimento, acerca dos direitos do leitor, aprendemos sobre os materiais de escrita ao longo do tempo e o fabrico do papel e vimos imagens do Museu de Papel de terras de Santa Maria.

Sem comentários:

Enviar um comentário