quarta-feira, 8 de maio de 2019

Dia Mundial do Livro e de Direitos de Autor

Na primeira semana do 3º Período, decorreu o terceiro e último momento da atividade "Toca a Ler+", para celebrar o Dia Mundial do Livro e de Direitos de Autor (23 de abril), o tema abordado na Biblioteca Escolar foi a importância dos livros.
Foram apresentadas as tradições desta data e a história do livro de papel.
Os alunos refletiram e deram a sua opinião: "Um Livro...
…ensina-nos a aprender coisas que não sabemos." - Sala 1 Pré-escolar
 conta histórias. Um livro serve para aprendermos a ler. Quando ouvimos uma história “entramos” dentro do Livro." - Sala 2 de Pré-escolar
…tem histórias. Desenvolve a leitura, a imaginação e inteligência. Sinto felicidade quando leio." - 1ºA
…onde tudo é possível. Posso ler, aprender, sonhar e imaginar." - 1ºB
…faz-nos rir e melhorar nos estudos. Um livro ensina-nos mais sobre a vida." - 1ºC
… conjuntos de letras que nos faz imaginar, aprender, treinar a leitura e a escrita. Um livro conta-nos histórias." - 2ºD
...dá-nos inspiração, faz-nos rir e viver na história." - Turma 2ºE
… para ler e aprender. Dá-me felicidade e alegria e desenvolve a imaginação."- 2ºF
... desenvolve a leitura e imaginação. Ensina-nos e ajuda-nos a crescer." - Turma 3ºG
…uma forma de saber mais, de desenvolver a criatividade, de amar, criar, divertir, de nos tornarmos mais inteligentes. " - 3ºH
...é um fonte de saber, inspiração e aventura que me permite saber mais sobre o mundo." - Turma 3ºI
As turmas assistiram à animação do divertido livro "Não abras este livro!" de Andy Lee.
A última atividade, de escrita criativa, consistia em imaginar "Se eu fosse um Livro", como seria? De que género? Qual o título? Qual o conteúdo e ilustração?
"-  Se fossemos um livro gostaríamos de ser livros de animais, vampiros e primavera. Gostaríamos de ensinar a ler." - Sala Pré-escolar
"- Se fossemos livros seriamos de piratas, princesas dragões. Contávamos histórias de unicórnios e arco-íris, anedotas engraçadas." - Sala 2 Pré-escolar
"- Se fossemos um livro seriamos um livro humano com cabeça, pernas e braços; um livro vassoura para limpar a sujidade; um livro de experiências, de aventuras, magia, de culinária; um livro para estudar." - 1ºA
" -  Se fossemos livros falaríamos de vários temas: terror, futebol, amor, super-heróis, dança, natureza, aventura, amizade, emoções, experiências, alimentação, sonhos, castelos, bruxas e princesas."- 1ºB
"- Se fossemos livros a professora seria uma enciclopédia e os alunos livros com histórias de encantar, aventuras, sereias, fantasmas, animais e desporto. Alguns seriam atlas e outros livros de Banda Desenhada."- 1ºC
" - Se fossemos livros contaríamos anedotas e aventuras. Ensinaríamos sobre animais, alimentação, planetas, amor…"- 2ºD
" - Se fossemos livros transmitiríamos mensagens de não-violência, falaríamos de planetas de terras e mares e ensinaríamos as crianças a ser criativas." - Turma 2ºE
" - Se fossemos livros gostaríamos de ensinar a ler e as regras da gramática. Se fossemos livros gostávamos que nos lessem todos os dias, de contar histórias de alegria sobre o ambiente. Gostávamos que nos respeitassem e cuidassem bem de nós."- 2ºF

Sem comentários:

Enviar um comentário