sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Dia de Reis

O Dia de Reis, segundo a tradição, foi quando o menino Jesus recebeu a visita de três magos do Oriente: Belchior, Gaspar e Baltazar que lhe ofereceram ouro, incenso e mirra. A noite do dia 5 de Janeiro e madrugada do dia 6 é conhecida como "Noite de Reis".
Em alguns países, como Espanha, as crianças deixam sapatos na janela com capim (erva) antes de dormir para que os camelos dos Reis Magos possam se alimentar e retomar viagem. Em troca os Reis magos deixariam doces que as crianças encontram no lugar do capim depois de acordar, é também neste dia que recebem os presentes.
Segundo a tradição comem o Bolo-Rei e Bolo-Rainha.
Esta data assinala o fim da época natalícia, sendo o dia em que são desmanchados os presépios e todos os enfeites de Natal. Na Biblioteca Escolar algumas turmas assistiram à história "Quando Martinho teve vontade de fazer xi-xi na noite de Reis" da Editora Kalandraka, falou-se da história dos Reis e das tradições desta época. A turma 3º C contou o que faria se fosse rei/rainha por um dia, cantou as Janeiras para a professora bibliotecária e colegas da Turma 4ºB e foi presenteada com uma canção pelos alunos do 4º B com o nome "Cantiga dos Reis". Esta última turma deslocou-se a várias turmas e ao gabinete da coordenadora de estabelecimento para alegrar o dia.

Cantiga dos reis

Eu Venho cantar os Reis

À porta do meu vizinho

(bis)



Para que me abra a porta

Quero ver os meus amigos

Para que me abra a porta

Quero ver os meus amigos



Refrão:

Todos nós sabemos

também vós sabeis

Que neste dia

Que se canta os Reis

(bis)


Já vejo a porta aberta

Já vejo a luz a brilhar

(bis)


Peço licença ao vizinho

Se dá licença de entrar

(bis)


Refrão

Sem comentários:

Enviar um comentário