|
Estamos consigo, sempre! |
|
Nesta fase de adaptação a novas rotinas, em que se impõe o
ensino à distância, vimos ao seu encontro para lhe enviar re-
gularmente pequenas ideias inspiradoras. São ideias simples,
que poderão ser aproveitadas por professores para trabalhar
conteúdos de diversas disciplinas.
Esperamos que lhe sejam úteis!
|
|
Sugestão 1 |
|
|
Fonte: Casa e Jardim Globo
|
Reinterpretar uma obra de arte |
|
Peça aos seus alunos que façam uma pesquisa (ver exemplo
e pesquisa abaixo) e selecionem uma obra de arte de que
gostem.
Depois, desafie-os a reinterpretar essa obra! Se estiverem
com falta de inspiração, poderá sugerir-lhes que consultem
a sugestão abaixo.
Os trabalhos finais poderão ser fotografados e partilhados
com a turma.
|
|
|
|
Sugestão 2 |
|
|
|
Era uma vez… os inventores |
|
A série de animação «Era uma vez… os inventores» está
disponível no Youtube (consultar link abaixo). Desafie
cada aluno a escolher um inventor - há muitos: Leonardo
da Vinci, Lavoisier, Henry Ford, Pasteur, entre outros —
e ver o episódio respetivo.
Depois, peça que escrevam um conjunto de tópicos
(pode definir balizas de número de palavras) sobre a vida
e obra desse inventor.
Sendo possível, a turma poder-se-á reunir por videocon-
ferência para partilhar entre si o que aprenderam sobre os
vários inventores, ou os trabalhos serem disponibilizados
para todos os alunos numa plataforma digital.
|
|
|
Sugestão 3 |
|
|
|
Contacto mais rico e mobilizador |
|
A atribuição aos alunos, uma vez por semana, de tarefas e de
um prazo para a sua realização pode revelar-se uma forma
insuficiente de contacto.
Para um contacto complementar mais rico e mobilizador com
a turma, os professores de diversas disciplinas podem acordar
com os alunos a manutenção do horário escolar da turma ou
um horário mais reduzido, que exija menos tempo à frente de
um ecrã, e manter a comunicação através de uma plataforma
de ensino à distância.
As Salas da plataforma Aula Digital são um meio disponível
para este efeito que poderá ser utilizado pelos diferentes pro-
fessores da turma (veja abaixo como criar uma Sala para os
seus alunos).
|
|
|
|
Sugestão 4 |
|
|
|
Encarregados de Educação |
|
Nesta fase de ensino à distância, o apoio dos encarregados
de educação é particularmente importante.
Para que os encarregados de educação dos seus alunos os
possam acompanhar, poderá enviar-lhes tutoriais que expli-
cam como aceder às diferentes funcionalidades e recursos
da plataforma que estiver a usar. Os tutoriais para a Aula
Digital estão disponíveis a seguir.
|
|
|
|
Sugestão 5 |
|
|
|
Espaço limitado |
|
Como é a vida num submarino? E a de um astronauta
na Estação Espacial Internacional?
Peça aos seus alunos que se ponham na pele de um mari-
nheiro num submarino, ou de um astronauta na Estação Espa-
cial Internacional. Como seria o seu dia a dia? Que dificuldades
teriam? E quais seriam os aspetos mais positivos da sua expe-
riência?
A partir desta reflexão os alunos poderão ser convidados a pes-
quisar como é, na realidade, a vida num submarino ou na Estação
Espacial Internacional e a fazer desenhos, maquetas, textos, etc.,
que poderão enviar ao professor por exemplo através da Aula
Digital.
|
|
|
|
Sem comentários:
Enviar um comentário