Partilhamos fotos de livros novos doados ou adquiridos para a nossa biblioteca escolar. Obrigado.
Fica situada na Rua Zeca Afonso, no centro do jardim. Foi remodelada e ampliada durante o ano lectivo 2003/2004 e foi inaugurada no dia 18/12/2004. Tem treze salas de aula de primeiro ciclo, quatro salas de jardim de infância, uma sala de ATL, Biblioteca Escolar, secretaria, sala de professores, gabinete da coordenação e dois gabinetes de apoio. Tem refeitório e cozinha e pavilhão desportivo. Possui equipamento de recreio infantil, mesas e bancos e campo desportivo
terça-feira, 23 de junho de 2026
quinta-feira, 18 de junho de 2026
Ambiente e ecologia
As turmas participaram em várias atividades dedicadas ao tema "O Ambiente", com o objetivo de aprender a proteger a natureza e adotar hábitos mais amigos do planeta.
As
atividades começaram com a descoberta do que é o ambiente e da importância da
ecologia no nosso dia a dia. Os alunos compreenderam que pequenas atitudes
podem fazer uma grande diferença na preservação da Terra.
Seguiu-se
a visualização da curta-metragem "Ilha de Lixo", que levou todos a
refletir sobre o impacto do lixo nos oceanos e na vida dos animais. Os alunos
participaram num diálogo, partilhando ideias sobre como reduzir a poluição.
Através da
leitura do conto "João e a Floresta de Betão", os alunos perceberam a
importância das árvores, dos espaços verdes e do equilíbrio entre a natureza e
as cidades.
Outro
dos momentos foi a aprendizagem da Política dos 3 Rs – Reduzir, Reutilizar e
Reciclar. Os alunos descobriram como fazer a separação seletiva do lixo e
compreenderam que reciclar é um gesto simples que ajuda a proteger o ambiente.
Para
terminar, todos cantaram com entusiasmo a canção "Viva a Reciclagem",
reforçando, a mensagem de que cuidar do planeta é uma responsabilidade de
todos.
Com estas
atividades, os alunos desenvolveram a sua consciência ecológica, aprenderam a
proteger o ambiente, a separar corretamente os resíduos e a aplicar a Política
dos 3 Rs no seu dia a dia.
quarta-feira, 27 de maio de 2026
Concurso Local de Leitura do Concelho de Palmela
O
Concurso Local de Leitura do Concelho de Palmela é uma iniciativa
promovida pelo Município, em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares, com
o objetivo de incentivar o gosto pela leitura e desenvolver competências de
compreensão e expressão leitora.
A edição
de 2026 realizou-se no dia 26 de maio, contando com a participação de alunos de
vários níveis de ensino do 1º e 2º ciclos do concelho. As provas municipais
decorreram na Biblioteca Municipal de Palmela.
O livro
selecionado para esta edição foi O Azul do Meu Coração, obra que
serviu de base às diferentes provas de leitura e interpretação.
A
aluna Inês C. representou a E.B. Zeca Afonso, demonstrando empenho e uma
excelente prestação na leitura em voz alta. Pela sua participação, recebeu um
diploma e a oferta de dois livros.
Muitos
parabéns!
O
tema da edição 2025/2026 centrou-se nos valores da liberdade e na comemoração
dos 50 anos da Constituição da República Portuguesa, promovendo a reflexão
sobre cidadania, direitos e participação democrática através da leitura.
Esta iniciativa constituiu mais um momento de valorização da leitura e do contacto dos alunos com os livros e a literatura.
Dia do Autor Português, 22 maio
Para assinalar o Dia do Autor Português, realizou-se uma atividade na Biblioteca Escolar dirigida aos alunos do 1.º ciclo.
Durante a sessão, foram
apresentados vários autores portugueses de literatura infantil, bem como
algumas das suas obras mais conhecidas. Os alunos tiveram oportunidade de
contactar com diferentes escritores e conhecer um pouco melhor o seu trabalho.
Ao longo da atividade,
realizou-se também um desafio em que os alunos tentaram adivinhar os autores
das obras apresentadas, através de pistas e imagens.
Foi ainda apresentada
uma história de Luísa Ducla Soares, nomeadamente Todos no Sofá ou O Macaco de Rabo Cortado.
A sessão incluiu
igualmente charadas figuradas, a construção de história coletiva através de imagens e uma canção, promovendo momentos de participação
e interação entre os alunos.
Esta atividade permitiu
valorizar os autores portugueses e incentivar o interesse pela leitura e pelos
livros.
terça-feira, 19 de maio de 2026
A Família
A Biblioteca Escolar dinamizou uma atividade sobre o tema da família.
Começámos por conversar sobre o que é uma família e os diferentes tipos de famílias que existem. Falámos também sobre a importância do amor, do respeito e da ajuda entre os membros da família.
Durante a sessão, os alunos ouviram a leitura de uma poesia sobre o tema e participaram em jogos de adivinhas relacionados com o parentesco e em atividades de completar frases.
Explorámos ainda a história O Menino Grão de Milho, acompanhando as aventuras da personagem.
No final, os alunos partilharam aquilo de que mais gostam de fazer em família, num momento de conversa e partilha.Foi uma atividade simples e participativa, que permitiu refletir sobre a importância da família.
sexta-feira, 8 de maio de 2026
Dia da Língua Portuguesa, 5 de Maio
A Biblioteca Escolar (BE) comemorou o Dia Mundial da Língua Portuguesa através da realização de diversas atividades.
A sessão iniciou-se com uma breve apresentação sobre a origem e a importância desta data comemorativa, permitindo aos alunos compreender a relevância da língua portuguesa a nível mundial. Seguidamente,as turmas ficaram a conhecer melhor a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, identificando os diferentes países que partilham a mesma língua e vários aspetos culturais.
Com o objetivo de tornar a aprendizagem mais dinâmica e apelativa, os alunos participaram em diferentes desafios, entre os quais jogos de rimas e lengalengas, explorando os sons, o ritmo e a musicalidade da língua portuguesa. Estas propostas estimularam a criatividade e o entusiasmo, proporcionando momentos de diversão e aprendizagem.
Com esta iniciativa, procurou-se não apenas sensibilizar para a importância da língua portuguesa no mundo, mas também promover o gosto pela sua utilização, através de atividades lúdicas e motivadoras.
Tratou-se de uma atividade enriquecedora e participativa, que permitiu aos alunos valorizar a língua que nos une e descobrir novas formas de brincar e aprender com as palavras.






















