segunda-feira, 30 de março de 2020

"História Ajudaris" sobre os animais - Texto da Turma 4ºL


O projeto “Histórias da Ajudaris”, criado em 2009, é um dos projetos mais inovadores e emblemáticos da Ajudaris, promovendo a leitura, a escrita, a arte e a solidariedade. As crianças participantes, com a orientação de professores, tornam-se verdadeiros autores de histórias de encantar, sobre temas como a solidariedade, os afetos, a cidadania, o ambiente, os valores, entre outros. Cada história conta com um ilustrador solidário que colhe inspiração na história que lhe for atribuída, dando cor e vida às suas personagens e cenários. Os artigos postos à venda irão contribuir para sorrisos de crianças, jovens e adultos carenciados.
Este ano o tema é os animais. Nas bibliotecas escolares  do concelho de Palmela exploramos conhecimentos sobre a Serra da Arrábida, por tal a professora bibliotecária propôs à turma 4ºL criar uma história sobre a fauna neste local e enviá-la para o concurso. 
Este foi o texto obtido.

Protestos dos Animais
Outrora, ergueu-se uma formosa e verdejante serra com vestes de calcário e por ser local sereno que convida à meditação chamaram-lhe Arrábida. Esta serra com um clima tão próprio abriga vários animais e até espécies únicas no mundo. Fora um paraíso terrestre até alguns abandonarem o local devido ao comportamento do Homem. Muitos juntaram-se para demonstrar o seu desagrado através de uma manifestação.
- A caça e a perseguição levou alguns animais a extinguirem-se como é o caso do meu compadre lobo; outros estão em risco de desaparecer para sempre. – Confidenciou-me a raposa vermelha, que astuta como é há muito observa os seres humanos.
- A produção de betão corrói a serra. O fogo causado pelo descuido dos homens já matou muitos de nós e outros foram desalojados. - Acrescentou o Saca-rabos.
 - A serra que habitamos está cada vez mais cheia de lixo, que as pessoas teimam em fazer em excesso. Queremos acabar com isto! – Gritou irritada a gineta, porta-voz do Sindicato dos animais.
- Uma cria de javali está em perigo de vida porque roeu uma garrafa de plástico, esse material que envenena a natureza e polui as águas! – Acrescentaram revoltados alguns dos manifestantes.
- E o que propõem? - Questionou o repórter da Rede Televisiva on line "Vida Natural".
- Que os humanos reduzam os resíduos, reutilizem e reciclem os materiais que produzem. Respeitem a vida! - Retomou a Gineta. - Queremos nos fazer ouvir através das melodias das aves que inspiram as pessoas. Colocar cartazes e distribuir panfletos em sítios estratégicos da cidade. – Rematou.
O sol escondeu-se por detrás da cordilheira, os animais uniram as patas e neles nasceu a esperança de um amanhã mais risonho.
 Texto Coletivo da Turma 4ºL

Sem comentários:

Enviar um comentário