Mais uma vez, na Biblioteca Escolar, relembramos os 800 anos da Língua Portuguesa através de uma notícia sobre este aniversário, que nos informa que a nossa língua é a 5ª mais falada no mundo, a 3ª mais utilizada no Facebook, que existem vários países de Língua oficial portuguesa, que entra nos currículos escolares de alguns países e que existe o Museu de Língua Portuguesa na cidade de S.. Paulo, Brasil, onde existem o dobro de habitantes que em Portugal. Soubemos que o sotaque do português varia conforme o país e que usam palavras diferentes uns dos outros. Aprendemos que a nossa língua foi levada pelos navegadores portugueses e que por isso existem vários monumentos sobre os Descobrimentos. A língua portuguesa está viva porque estamos sempre a criar novas palavras.
A professora bibliotecária falou-nos de autores lusófonos e ficámos a conhecer um pouco mais acerca do escritor angolano José Eduardo Agualusa e da sua Obra "Estranhões e Bizarrocos". Explorámos a história "O peixinho que descobriu o mar", que nos ensina a ter coragem e a lutar pelos nossos sonhos.
A turma 1º B elaborou estes bonitos desenhos.
Na Biblioteca montámos um estendal de palavras difíceis que assinalam os 800 anos da Língua Portuguesa e enriquecem o nosso vocabulário, já que aprendemos nossas palavras.
Sem comentários:
Enviar um comentário