Foi com muita dedicação e carinho que os alunos das turmas dos 1.º e 4.º anos organizaram a vinda dos seniores da Associação dos Lares Ferroviários – Pinhal Novo, à Escola Básica Zeca Afonso, no dia três de março.
Atempadamente, prepararam o chá “Abraç’Arte”, uma infusão de afetos que rejuvenesce sorrisos, aumenta o bem-estar, reduz a tristeza e alivia a solidão. Um chá tão rico como este só poderia ser servido numas chávenas, também elas únicas, decoradas pelos alunos. E assim, estes desenharam no papel o que os seus sentimentos lhes ditavam. Do projeto passaram à execução, e fabricaram as chávenas perfeitas para o chá “Abraç’Arte”.
No dia 03/03/2023, à hora combinada, os seniores da Associação dos Lares Ferroviários vieram à escola para o convívio intergeracional. À chegada, foram presenteados com um crachá representativo dos abraços de todos os que se encontravam a recebê-los.
Seguiram-se as atividades que previamente foram preparadas. Os alunos do 1.º ano cantaram a canção “Ó Rosa, arredonda a saia” e os alunos do 4.º ano a canção “O mar enrola na areia”. O Sr. José Raposo, o poeta do Lar dos Ferroviários, declamou uma poesia da sua autoria dedicada a todas as crianças, professoras e funcionárias da escola.
Os jogos de mesa, entre eles, o do galo, do loto e o dominó estimularam a interação entre os alunos e os seniores.
A receção aos seniores foi também articulada com os professores das AEC de Atividade Física e Desportiva e de Brincadeirologia, que organizaram várias estações onde todos pudessem participar na realização de exercício físico.
Para terminar o convívio, os participantes na atividade «Abraç’Arte, o chá que conforta!» foram presenteados com um lanche, que decorreu no refeitório da escola, oferecido pelos pais e encarregados de educação das turmas dos 1.º e 4.º anos.
Viveram-se momentos muito enriquecedores que propiciaram um estreitamento de laços que marcará certamente a vida de ambas as gerações pelo respeito, cooperação, solidariedade e transmissão de saberes.
Antes da despedida, os alunos ofereceram as deliciosas chávenas com o chá “Abraç’Arte” aos seniores da Associação dos Lares Ferroviários e ficou a promessa da criação de novas oportunidades de intercâmbio geracional.
Sem comentários:
Enviar um comentário