quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Dia 30 janeiro - dia da não violência - Capoeira


A capoeira é uma arte (luta lúdica), sendo a forma inicial como os escravos contestavam a opressão até ao séc. XVIII. Também pode ser considerada um jogo e uma dança. 
Os escravos eram constantemente alvos de práticas violentas e castigos dos senhores de engenho. Quando fugiam das fazendas, eram perseguidos pelos capitães-do-mato (espécie de mercenários que tinham como tarefa principal capturar os escravos fugitivos para seus amos), que tinham uma forma de agir extremamente violenta. 
Para se defender desses maus tratos, os escravos criaram a luta disfarçando seus movimentos. Para não levantar suspeitas dos senhores de engenho, misturaram chutes e cabeçadas a cânticos e danças. Atualmente a atividade é praticada em mais de 150 países, sendo que somente no Brasil existem mais de 5 milhões de capoeiristas.
Estilos da capoeira 
A capoeira tem três estilos que se diferenciam nos movimentos e no ritmo musical de acompanhamento. 
O estilo mais antigo, criado na época da escravidão, é a capoeira Angola, que se caracteriza pelo ritmo musical lento, golpes jogados mais baixos (próximos ao solo) e muita malícia. 
O estilo regional caracteriza-se pela mistura da malícia da capoeira Angola com o jogo rápido de movimentos, ao som do berimbau. Os golpes são rápidos e secos, sendo que as acrobacias não são utilizadas. 
Já o terceiro tipo de capoeira é o contemporâneo, que une um pouco dos dois primeiros estilos. Este último estilo de capoeira é o mais praticado na atualidade.  
Para uma melhor sensibilização tivemos a oportunidade de ter um instrutor de capoeira a explicar-nos e demonstrar. 






As turmas de 4º ano da EB Zeca Afonso assistiram e praticaram hoje Capoeira

1 comentário: