sexta-feira, 19 de outubro de 2018

A minha mochila e a minha postura corporal


Peso em excesso pode causar dores nas costas ou má postura.

 Hoje, as turmas de 4º ano aprenderam como minimizar esse problema.
O maior problema na hora de carregar tudo o que é preciso para a escola é o excesso de peso na mochila. Segundo os especialistas, a criança não pode ter mais do que 10% do peso dela nas costas ou de outra forma: a décima parte do peso do jovem segundo nos ensinou a Dr.ª Rubina do Centro de Saúde de Palmela. no dia 19 de outubro.
Os principais sinais de que seu filho está a levar muito peso são dores nos ombros e nas costas e má postura (ele vai andar curvado). Veja como evitar o problema: 



·         A mochila de costas deve ter duas alças bem largas e acolchoadas, que precisam ser usadas sempre juntas, e, de preferência, um cinto abdominal, para fixar a mochila no lugar e deixá-la bem próxima do corpo.
·         O ideal é que ela fique bem no meio das costas, apoiada na coluna lombar, para não sobrecarregar os ombros e a própria lombar. As alças também devem ser separadas e não unidas na zona do pescoço para permitir ajustar melhor e não aleijar na cervical.
·         Se o seu filho precisa carregar mais do que a décima parte do seu peso, é melhor optar pela mala com rodinhas, que deve ser levada com uma mão e na posição vertical. A criança não pode se curvar para carregá-la.
·         Coloque na mochila só o que será usado naquele dia. Se precisar mandar um brinquedo, dê preferência aos mais leves. E poderá optar pelos cadernos mais pequenos e mais finos em vez de comprar os mais grossos.
·         Na hora de organizar o material, deixe o que for mais pesado próximo do corpo, na parte de trás da mochila, para que o peso não faça a criança se curvar. Distribua o resto de maneira uniforme. A doutora até nos ensinou como fazer uma pequena bolsa para o interior da mochila, reutilizando materiais existentes em casa.


Sem comentários:

Enviar um comentário