quarta-feira, 17 de junho de 2015

História Continuada

Atividade proposta pela Biblioteca Escolar – dar continuidade a uma história, passando pelas turmas de pré-escolar e 1º Ciclo, realizar a sua ilustração.
Objetivos:
– Estimular a criatividade
– Motivar para a leitura e escrita;
- Assinalar datas importantes relacionadas com os livros e a leitura;
- Realizar atividades em conjunto com diferentes turmas do Pré-escolar e 1º Ciclo

O resultado final foi UMA HISTÓRIA CONJUNTA de TODAS AS TURMAS (16 turmas: 3 pré-escolar e 13 1º ciclo) que ficou muito original. Parabéns a todos!

Palavras do Mundo
Olhei em meu redor e apercebi-me que o mundo está cheio de palavras: na roupa, nos livros, nas paredes, no computador… Até a sopa de que gosto, a canja, tem massas de letrinhas que juntas podem formar palavras. O problema é que devido à preguiça de alguns meninos em trabalhar o português, as letras zangaram-se e fizeram uma reunião. (professora bibliotecária Carla Costa)
A letra A começou a reunião e disse para todas as letras serem amigas. E a letra B disse que não voltavam a zangar-se. (sala 1 do Pré-escolar)
 A letra C disse: “Temos de ter um grande coração” e a letra D pensou que era bom começarem a dar as mãos. (sala 2 do Pré-escolar)
As letras têm que ser amigas, para conseguirmos ler, porque senão as palavras ficam mal escritas e não podemos ler histórias bonitas e engraçadas. (sala 3 do Pré-escolar)

 Entretanto a letra V ocupou o lugar do F. A letra F ficou muito zangada com a letra V. Porque assim os meninos não iriam gostar das histórias, pois estas não faziam sentido. (Turma B 1º ano)
Vendo toda esta confusão, o S como é muito sabichão, pediu silêncio e prometeu pensar numa solução para resolver o problema. (Turma C 1º ano)
O melhor seria as letras juntas para formarem uma família!
Primeiro chegou o I, de seguida o UUi… Iu… (Turma A 1º ano)
Com a família de palavras aprendemos outras novas.
De A a Z muitas palavras iremos formar e ler será um prazer! (Turma D 2º ano)
Então as letras formaram a família da palavra “amigo”. Assim nasceram as palavras: amizade, amiguinho, amigável, amigalhaço e muitas outras palavras tão amistosas.
Mas, de repente, entrou nesta família de palavras tão amorosas uma palavra intrusa.
Gerou-se uma grande confusão quando apareceu a palavra “armadilha”. (Turma E 2º ano)
Assustadas com esta palavra, que causou o pânico, as letrinhas uniram-se e escreveram “A União faz a força” e a palavra “armadilha” desapareceu sem deixar rasto! (Turma F 2º ano)
As letrinhas ficaram aliviadas com o desaparecimento da palavra “armadilha” e escreveram “Jamais vamos escrever palavras más”.
 No entanto, a letra P de polícia ficou muito intrigada com o desaparecimento da palavra “armadilha” e começou à procura de pistas. (Turma G 3º ano)
Depois de muito procurar encontrou a letra L de livro, pois as letras quando se juntam formam palavras e as palavras quando se conhecem ficam amigas e dão origem a livros. Os livros não são todas iguais, são histórias universais, uns têm mais desenhos do que outros e as pessoas gostam de procurar letras e palavras noutros livros. (Turma H 3º ano)
 A letra R de rebelde pôs o dedo no ar e disse:
- E se cada letra tivesse o seu nome próprio?
A letra Q disse: - eu quero ser eu próprio
As letras perceberam que se estivessem juntas e fossem amigas poderiam construir novas palavras e novas histórias. (Turma I 3º ano)
A letra M exclamou:
- Eu tenho uma ideia! - e perguntou:
- Vamos construir uma GRAMÁTICA?
Nesse momento a última letra do abecedário ( o Z), interrompe e diz:
- Credo! As dores de cabeça que nós iremos dar aos alunos do 1º Ciclo.(Turma J 3º ano) 
- O que é a gramática? - perguntou a letra T.
A letra G, muito informada, respondeu:
- A gramática divide-nos em dois grupos, o das vogais e o das consoantes. Quando damos as mãos formamos palavras e podemos transmitir mensagens muito bonitas.(Turma K 4º ano)
- Mas não é só isso. A gramática é muito importante para uma língua, se não tivermos cuidado podemos cair numa "armadilha". - acrescentou a letra I que era muito importante e inteligente. (Turma L 4º ano)


Naquele mesmo momento surgiu a letra P e exclamou:
- Aí está o problema! Andei à procura de pistas sobre o desaparecimento da palavra "armadilha" e descobri que significa que nos metemos num grande sarilho, pois foi criada pelo inimigo do alfabeto que se chama "erros".
Intrigada a letra B perguntou:
- O que são erros?
- São as palavras mal escritas, - disse o P.


Então o A, como era muito corajoso disse:
- Há uma solução que só pode ser encontrada na amizade.
Então reuniram-se e escreveram a palavra AMIGO e naquele momento as palavras mal escritas desapareceram.(Turma M 4º ano)

1 comentário:

  1. História muito interessante! Excelente exemplo de uma atividade! Uma Boa Prática! Parabéns.

    ResponderEliminar