quinta-feira, 14 de março de 2013

Visita ao Planetário

Dia 13 de março de 2013, fomos ao Planetário, em Belém, uma das muitas freguesias que constituem a capital de Portugal, Lisboa.
Fomos de autocarro desde o Pinhal Novo até Belém. Primeiro lanchámos e em seguida entrámos no Planetário. Entrámos na sala onde decorria a sessão.
As cadeiras eram inclinadas para trás. A sessão começou e, de início, vimos as diferentes constelações e signos. Depois, falamos sobre o satélite natural da Terra, a Lua. Falámos sobre as suas quatro fases: lua cheia, quarto minguante, quarto crescente e lua nova. Falámos também de que, de sete em sete dias, a Lua adquiria uma nova fase. Depois, vimos dois espetáculos maravilhosos: o eclipse total da Lua e do Sol. Assistimos a várias ilusões, ou seja, parecia que a sala se mexia. Depois, falámos sobre os oito planetas do Sistema solar, sobre as suas características e dobre o seu aspeto físico. Conversámos também um pouco sobre as energias renováveis e o quão importante elas são.
No fim, houve uma "trovoada" fascinante.Saímos, e fomos de autocarro de volta ao Pinhal Novo. 
Foi uma experiência incomparável e magnífica!

Pedro Curto - 4ºN, nº22


Hoje, dia 12 de março de 2013, eu fui ao Planetário com a minha turma do terceiro i.
Nós, quando chegámos subimos umas escadas e fomos parar a uma sala escura com imensas cadeiras e no meio tinha uma bola que parecia um planeta metálico.
Nós todos com outras escolas sentámo-nos e o senhor começou a falar sobre as estrelas e as constelações e mostrou-nos os todos os signos nas estrelas.
Nós vimos o Sol, o senhor começou a falar desta estrela.
O senhor fez como se o Planetário fosse uma nave espacial e nós fomos ao espaço e vimos muitas, muitas estrelas. ele começou a falar sobre alguns planetas mais perto do Sol, o primeiro foi Mercúrio: explicou-nos quando está frio e quente, apesar de ser o mais perto do Sol é um bocado frio de noite, o segundo foi Vénus, que é muito quente. O senhor foi falando dos planetas, das temperaturas, dos anéis, ...
O senhor falou sobre a Terra, que devemos reciclar o óleo e explicou para que serve. Depois aterrámos na Terra, primeiro entrámos na atmosfera, o senhor perguntou se algum tinha medo de trovoada e toda a gente respondeu que não, então simulou-se a trovoada e foi divertido!
A ida ao Planetário foi gira!!
 
Rita Costa  Turma 3ºI
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário