terça-feira, 29 de novembro de 2011

"Ninguém dá prendas ao Pai Natal"

Em Novembro e Dezembro, em conjunto com a Biblioteca Escolar, as turmas do pré escolar e primeiro Ciclo analisaram o conto “Ninguém dá prendas ao Pai Natal” de Ana Saldanha, sugerido pelo Plano Nacional de Leitura.
No dia de Natal, 25 de Dezembro, o Pai Natal estava triste porque ninguém lhe dava presentes.
De repente batem à porta. Era a Capuchinho Vermelho, com um presente na mão: uma capa vermelha com capuz, mas não lhe serviu porque ele estava muito gordo e é alto. A seguir veio a Gata Borralheira com uns sapatinhos de cristal de salto alto, mas apertavam-lhe os calos dos pés.Depois surgiu o João Ratão com um caldeirão, mas o Pai Natal só cozinhava no micro-ondas.Mais tarde chegou a Bruxa da história “A casinha de Chocolate” com um cesto cheio de doces, mas o Pai Natal estava proibido de comer doces, precisava de fazer dieta.
Em seguida apareceu a Raposa vinda da fábula “A Raposa e as uvas” com um cacho de uvas verdes.Por último veio o Lobo Mau que resolveu dar ao Pai Natal um saco preto. Ele ficou muito contente com o presente, porque o seu saco rompeu-se com o peso das prendas.
No final o Pai Natal agradeceu a todos pela prenda tão especial que foi a companhia e a amizade.
Depois de ter sido perguntado a todos o que ofereceriam ao Pai Natal (“a minha companhia”, “um desenho feito por mim”, “Umas roupas quentinhas”, “Um trenó novo”, “uma viagem”, “um aquecedor”, “um abraço, “um beijo”, “um cartão de boas festas”, “a minha amizade”, “mais uma rena", …) os alunos foram convidados a imaginar que outras personagens de contos tradicionais também visitariam este velhote de barbas brancas simpático e a dizer que ofertas natalícias lhe trariam:
O Macaco do Rabo Cortado – “ofereceria o resto do seu rabo”, “uma navalha”, “sardinhas”, “uma viola”, …
A Carochinha – “Daria uma vassoura”, “os seus pretendentes iriam ajudar o Pai Natal a distribuir os presentes”, “um caldeirão”, “a luva do casamento”, ….
Caracóis de Ouro – “Dela o Pai Natal receberia umas papas”, “uma cadeira de baloiço”, “uma cama confortável”, …
A Pequena Sereia – “ofereceria uma viagem ao mundo subaquático”, “uma pérola”, “conchas”, “um peixe”, …
Tarzan – “umas lianas”, Uma tanga”, “Uma casa na árvore”, “bananas”, “um macaco para animal de estimação”, …
Branca de Neve – “Daria flores”, “pedras preciosas da mina dos anões”, “o espelho mágico”, “Maçãs, que não estivessem envenenadas”, …

A ESCOLA E.B.ZECA AFONSO E A BIBLIOTECA ESCOLAR DESEJAM A TODOS UM DOCE NATAL E UM ANO NOVO COM MUITA SAÚDE E ALEGRIA!!!





Carolina - Turma 2ºB


Inês - Turma 2ºB



Miguel - Turma 2ºB




Rita B. - Turma 2ºB





Mariana - Turma 2ºB

Sem comentários:

Enviar um comentário