sexta-feira, 20 de maio de 2016

Sessão Pordata Kids

A Turma 4ºM inscreveu-se na Ação  Pordata Kids da Fundação Francisco Xavier dos Santos. A Pordata kids ferramenta útil para alunos e professores.
A turma inscrita receberam um "Kit Curiosidades" que consiste numa caixa com 100 “Sabias Que…” sobre a sociedade em que vivemos para partilhar na sala de aula.
Dia 20, às 11 horas, a turma M teve uma ação na Biblioteca Escolar. O formador, senhor Duarte Carvalho mostrou como funciona a plataforma e  explorou-a com os alunos analisando gráficos Em seguida, os alunos agruparam-se e realizaram o Pordata Quiz que é um jogo divertido para descobrir números estatísticos de Portugal e da Europa. As equipas respostas e verificavam as respostas corretas através do site.







o formador deixou o convite para todos explorarem o site na escola ou em família.


Na área Escola da Pordata Kids estão disponíveis fichas de trabalho de apoio às disciplinas de Estudo do Meio (3.º e 4.º ano). Muitas estatísticas apresentadas acompanham as metas curriculares.


Plantação de árvores de maçã riscadinha

Dia 18 de maio foi o dia marcado para plantarmos as árvores de maçã riscadinha, atividade incluída no projeto das Bibliotecas Escolares do Concelho de Palmela "Ler e comer o mesmo prazer".
As turmas 1ºA, 1ºC, 2ºD e 2ºF assistiram a uma história que mostrava a importância das árvores e todos os produtos que nos fornecem.. Em seguida, a Dra Olga da Biblioteca Municipal Publica de Palmela falou um pouco sobre as características deste fruto da região e os elementos fundamentais para que a árvore cresça de forma saudável.




No Exterior, as crianças colaboraram na plantação da macieira ajudando a colocar a terra com uma pá e a regar a árvore. As turmas e docentes responsabilizaram-se por continuar a cuidar das árvores.
Agradecemos à Dra. Olga Cidades, à Junta de Freguesia e Câmara Municipal de Palmela 
A atividade foi divertida e aumentou o nosso conhecimento sobre a maçã riscadinha, produto típico da região de Palmela.


 








terça-feira, 10 de maio de 2016

“Ser GNR aos olhos de uma criança”


No âmbito das comemorações do aniversário do Comando Territorial de Setúbal da GNR, a comunidade escolar pertencente aos vários Núcleos da Escola Segura foi convidada a participar numa exposição intitulada “Ser GNR aos olhos de uma criança”, patente ao público no castelo de Palmela.
Os alunos da EB Zeca Afonso responderam ao convite. Apresentaram trabalhos escritos e de expressão plástica, onde não faltou criatividade e imaginação. Houve mesmo quem elaborasse um projeto de fardas alternativas para os profissionais da GNR. Alguns dos trabalhos foram concebidos e realizados em plena sala de aula; outros também contaram com a colaboração dos encarregados de educação.
Os vários trabalhos espelham a visão esclarecida que os alunos têm sobre a missão da GNR, e em especial da Escola Segura, no que se refere à garantia da segurança das escolas e do meio envolvente. A preocupação que os alunos tiveram em colocar sorrisos nos rostos dos agentes enaltece a relação de amizade existente entre ambos.
Em suma, a adesão entusiástica ao convite do Comando Territorial de Setúbal da GNR constitui um reconhecimento à equipa da Escola Segura e ao seu contributo para a formação cívica dos alunos.  






Educação para a cidadania - Apanhar as fezes dos animais

O 1º A trabalhou no âmbito da Educação para a Cidadania a importância de apanharmos as fezes dos animais pata evitarmos doenças e contribuirmos para a saúde pública. Estes cartazes encontram-se afixados na escola.


quarta-feira, 4 de maio de 2016

Vinda do Senhor Francisco Fanhais - AJA

As turmas de 4º ano receberam o presidente da Associação AJA, o Sr. Francisco Fanhais, na Biblioteca Escolar. O convidado contou que foi professor e que um dos seus maiores motivos de orgulho foi ter colaborado na música "Grândola, Vila Morena" juntamente com Zeca Afonso, José Machado e Carlos Correia. Partilhou que regressou a Portugal após a Revolução dos Cravos e que colaborou nas campanhas de dinamização cultural do Movimento das Forças Armadas. Foi um dos participantes no disco "República" de José Afonso e apareceu nos coros na canção "Natal dos Simples" no disco "Ao vivo no Coliseu".
Falou da vida na altura da ditadura, contou o que sucedeu na madrugada do dia 25 de Abril de 1974 e situações pessoais que viveu com o seu grande amigo José Afonso. Referiu a simplicidade e a defesa dos princípios de igualdade e liberdade que o cantor poeta defendia. e que devemos orgulharmos da nossa instituição escolar ter este patrono.
Cantou acompanhado da guitarra as canções "Menino do bairro negro" e "Grândola, vila morena".

Foi bastante interessante e comovente escutá-lo. Agradecemos à AJA.





 Trabalhos realizados pelos alunos da turma 4ºM para o sr. Francisco Fanhais