quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Janeiro - Mês dedicado à não-violência e Paz

Dia 30 de janeiro assinala-se, mais uma vez,, o Dia escolar da Não-Violência e da Paz.Com o objetivo de promover o comportamento assertivo em contexto escolar e fomentar o respeito pelas diferenças promoveram-se ao longo deste mês várias atividades como: visionamento de um filme infantil sobre a Paz "A Aranha Popô".


Explorámos também as obras "Estou zangado!" e "Os inimigos do bom comportamento" refletindo acerca dos métodos para nos acalmarmos e resolvermos os conflitos de forma pacífica.






Falámos também acerca do bullying, que não devemos ofender, chamar nomes, nem humilhar ninguém e que quando somos vítimas devemos denunciar para que os agressores sejam castigados.
Terminámos com uma canção bem ritmada "Bullying, sai p'ra lá!".
Desenhos da turma 1ºC.





domingo, 25 de janeiro de 2015

Vinda do autor Nuno Caravela

Dia 6 de fevereiro, o escritor e ilustrador Nuno Caravela virá à escola.

Se pretende adquirir um livro da coleção “O Bando das Cavernas” para ser autografado pelo autor, dirija-se à Biblioteca Escolar.

Preço de cada livro-  8,50€

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Vinda de um elemento da Confraria Gastronómica para falar acerca da fogaça de Palmela

Dia 9 de janeiro a D. lurdes Magalhães, pertencente à Confraria Gastronómica de Palmela, que trabalha para que as tradições não se percam, veio nos ensinar mais acerca da fogaça de Palmela.
Esta simpática senhora contou-nos a lenda das fogaças, que o seu santo padroeiro é Santo Amaro, que a forma dos bolos tinha como finalidade pedir proteção para as colheitas, gado ou a cura de alguma doença.
Os meninos viram, tocaram e cheiraram alguns dos ingredientes necessários para confeccionar uma fogaça e no final provaram um pouco deste delicioso doce regional.
A D. Lurdes Magalhães fez o convite para que as famílias se juntassem à Festa da fogaça cozinhando estes bolos e levando para a sua bênção na igreja de S. Pedro em Palmela, dia 15 de janeiro, pelas 19h, Dia de santo Amaro.
A atividade foi muito interessante e gostaríamos de agradecer a todos os que a tornaram possível.