sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Vinda da escritora Manuela Mota Ribeiro


A E.B. Zeca Afonso vai promover, no próximo dia 14 de fevereiro, um encontro com a escritora Manuela Mota Ribeiro. Sendo médica de formação, todas as suas obras contém uma mensagem educativa. A Dr.ª Manuela dará uma sessão de autógrafos para todos aqueles que desejarem adquirir os seus livros/CD. 

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Campeonato de ortografia

Este ano letivo a Biblioteca Escolar propôs às turmas de 4º ano a realização do campeonato de ortografia, que tem como objetivos desenvolver o conhecimento da ortografia, desenvolver e aperfeiçoar uma caligrafia legível, escrever sem erros de ortografia e aplicar as regras de ortografia e acentuação, através de uma competição saudável.
O campeonato decorre em três fases.
A prova será realizada em sala de aula à exceção a final que será realizada em conjunto na biblioteca.
Os vencedores serão os alunos que, no conjunto das três fases, tenham a pontuação mais elevada.
Boa sorte aos participantes!

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

A Paz




Dia 30 de janeiro celebra-se o "Dia Escolar da não violência e da Paz", por tal o tema abordado na Biblioteca Escolar foi a paz, no sentido de promover valores como a tolerância, solidariedade e respeito pelos direitos humanos.
Interpretámos um poema de Esteve Alcolea, explorámos a obra "As mãos não são para bater" de Martine Agassi e escutámos a canção "A paz" do grupo "Roupa nova".

http://www.youtube.com/watch?v=FDg38OhjfdI

Para terminar assistimos ao visionamento da história "A ovelhinha que veio para jantar" de Steve Smallman, que nos levou a refletir que para haver paz tem que haver respeito e compreensão, e que a paz está relacionada com o amor, amizade, aceitação da diferença.

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Atelier de grafia antiga

Dia 22 de janeiro a E. B. Zeca Afonso recebeu o ateliê “Grafia Antiga… em Tempos de Mudança”. Este ateliê, desenvolvido com as turmas do 3º ano de escolaridade visa a exploração, de forma lúdica, da escrita com pena que utilizariam os freires-cavaleiros da Ordem de Santiago, sediada no Castelo de Palmela durante vários séculos. 




Heróis da fruta - pré-escolar


O projeto «Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável», a que aderiram as turmas do pré-escolar desta escola, pretende incentivar a ingestão de fruta no lanche da manhã e/ou da tarde que é em regra preparado em casa e levado para ser tomado na escola. Desta forma, a sensibilização chega também aos encarregados de educação e o consumo de fruta e legumes estende-se mais facilmente a outras refeições.
Todas as semanas é eleita a "fruta da semana" e os encarregados de educação e educadoras fazem com que os frutos sejam consumidos por todas as crianças.



Experiência sobre o ar em movimento - Barcos à vela

 A turma do 2ºF realizou uma experiência sobre o ar em movimento – barcos à vela.
Pretendia-se obter respostas para a seguinte pergunta: o tamanho da vela fará diferença na rapidez com que os barcos se deslocam? Os alunos concluíram que com a vela pequena, o barco é mais lento e que com a vela maior anda mais rápido.
O grupo de alunos empenhou-se na realização da atividade, tendo a ajuda dos encarregados de educação na elaboração dos barcos. Na sala contaram com a ajuda da professora para por os barcos a flutuar.



Inverno

As turmas de pré-escolar elaboraram vários trabalhos para trabalhar o tema inverno, que ficaram expostos nas salas de aulas e no seu espaço exterior para que todos os possam apreciar.









quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Vencedores do concurso "A Fruta"

A E.B. Zeca Afonso certifica que os alunos TOMÁS MARTINS, da sala II do pré-escolar e CECÍLIA ORFÃO da turma 1ºB são os vencedores do concurso de expressão plástica "A Fruta" que decorreu no mês de novembro promovido pela Biblioteca Escolar.
Concorreram trabalhos muito bem elaborados e com grande qualidade, todos estão de parabéns juntamente com as suas famílias. A escolha foi bastante difícil, pois todos são vencedores.
Muito obrigado!